Voltar à EATV

Segurança: É importante utilizar DR na instalação elétrica?

Você já deve ter escutado algum amigo ou vizinho dizer : “Coloquei um DR na minha casa” . Mas o que significa isso na prática ?

Vamos lá:

Para entender melhor DR é a abreviação de dispositivo diferencial residual e tem a missão de detectar fugas de corrente, – quando ocorre vazamento de energia dos condutores – desarmando o disjuntor onde está ocorrendo o problema, evitando que uma pessoa possa levar um choque. Viu como é importante utilizar DR na instalação elétrica?

Mais importante do que colocar DR na sua casa é sempre contratar profissionais experientes que vão recomendar produtos para aumentar a segurança na instalação elétrica e não colocar sua família em risco.

segurança na instalação elétrica

O dispositivo DR (Diferencial Residual) protege as pessoas e os animais contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto (causado por fuga de corrente). Ao detectar uma fuga de corrente na instalação, o Dispositivo DR desliga o circuito imediatamente. Assim muitos acidentes podem ser evitados com um simples produto e que muitos não conhecem.

Podemos afirmar que ele é um interruptor automático que desliga correntes elétricas de pequena intensidade (da ordem de centésimos de ampère), que um disjuntor comum não consegue detectar, mas que podem ser fatais se percorrerem o corpo humano.

É obrigado a usar esse produto na instalação elétrica?

De acordo com o item 5.1.3.2.2 da norma NBR 5410, o dispositivo DR é obrigatório desde 1997 nos seguintes casos:

1. Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira.

2. Em circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas externas à edificação.

3. Em circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos na área externa.

4. Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas normalmente molhadas ou sujeitas a lavagens.

Agora que você já conhece o que é um disjuntor diferencial residual e viu que ele vai deixar sua família mais segura, solicite ao seu eletricista ou empresa de instalações elétricas!  E não esqueça de utilizar marcas confiáveis, nós recomendamos produtos Schneider Electric e Sibratec  para nossos clientes.

 disjuntor diferencial residual eletro alves                                                                                                                        Foto de um DR

Isso foi útil para você ?

Então diga para seus amigos compartilhando no Facebook!

Voltar à EATV