Voltar à EATV

dia mundial da agua: especial eletro alves

Dia mundial da água: Especial

Como vivem as pessoas sem acesso a água potável ?

Hoje , “comemoramos” o dia mundial da água. Mas de fato , é uma data a ser comemorada ?
Você sabia que  750 milhões de pessoas no mundo vivem sem acesso à água potável, resultando na morte de mais de 500 mil crianças por ano . A cada um minuto, quatro crianças morrem no mundo por conta de doenças relacionadas à falta de água potável e saneamento básico.

E não paramos aqui: a situação do recurso no planeta é cada vez mais preocupante: segundo a organização das Nações Unidas, em menos de 20 anos quase metade da população mundial estará vivendo em áreas com grande escassez de água. Os dados são preocupantes , e tende a piorar se não fizermos algo para mudar esse quadro.

agua_eletroalves_alerta

Se tornou clichê frases como ” é preciso economizar água” , ” temos que reaproveitar a água” , portanto hoje não vamos falar sobre boas práticas e economia. Vamos apresentar alguns relatos e fotos que ilustram a vida de pessoas pelo mundo , que não possuem acesso a água potável.

Você consegue imaginar o fato de ter que caminhar quilômetros e quilômetros para chegar até um local com água própria para consumo?

Bahrein, Qatar, Kuwait, Líbia, Djibouti, Emirados Árabes, Arábia Saudita e Egito são alguns países que estão sob risco extremo de falta de água.

agua_agua_consumo

 Água não potável e falta de saneamento mata mais pessoas anualmente do que todas as formas de violência, incluindo a guerra .

Todos os dias, mulheres e crianças na África andam um total de 109 milhões de horas para conseguir água. Elas fazem isso carregando cisternas que pesam cerca de 40 quilos quando cheio, a fim de recolher a água que, em muitos casos, ainda está poluída. Além disso, colocam uma grande pressão sobre seus corpos, andam longas distâncias mantendo as crianças fora da escola enquanto as mulheres ficam longe de outras oportunidades que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida em suas comunidades.


falta de agua pode aumentar


agua_eletro alves_post_2016
agua caminhao

O que nós estamos fazendo para preservar esse recurso tão precioso  ?

Fontes: Planeta Sustentável , Página1news , PlanetaAtitude , ReinodosCéus

Voltar à EATV