Voltar à EATV

A luz define o ambiente . Entenda.

O ser humano é constantemente guiado por estímulos visuais, que variam conforme os horários e ambientes que são frequentados durante o  dia.

Acompanhando nosso ciclo diário, a iluminação natural varia a temperatura de cor:

No início do dia, quando temos um período mais calmo, a iluminação   tem temperatura  de cor mais baixa, na faixa  de 3000K  (avermelhado).  Por volta do meio dia, a temperatura é mais alta, na faixa de 5OOOK (branco), onde devemos estar no auge de nossas atividades. Ao anoitecer, quando o nível de luz começa a baixar, entramos  novamente num período de  menos  atividade  até  o repouso.

Dizíamos então que a iluminação, além de decorar e acentuar a beleza de qualquer espaço, é diretamente ligada a qualidade de vida de cada um, podendo transmitir equilíbrio, concentração, disposição e aconchego para cada gosto e estilo de vida. Vamos dar algumas dicas sobre iluminação passando pelos principais cômodos da casa.

o poder da luz_eletro alves

É perfeitamente possível aliar economia e conforto em cada cômodo da sua casa.

O quarto …

Vamos começar pelo quarto. Ele requer relaxamento em nome do bom sono.  A luz geral pode vir em forma de lustre ou plafon  e o ideal é luz de cor amarela (2.700K ) , que vai deixar o seu cérebro mais preparado para o descanso e dar aquela sensação de relaxamento e tranquilidade que você tanto almeja ( sabemos que o seu dia é tenso ).
quarto com lampada led

É interessante utilizar abajures e luminárias articuladas na cabeceira da cama, além de dar um toque na decoração beneficia quem costuma ler .

Na sala de estar …

Também utilize uma luz relaxante (2.700k) . Esse local é perfeito para luz indireta , como spots, sancas , embutidos direcionáveis. Tenha o cuidado de não direcionar no sofá , pois pode atrapalhar. Se possível , utilize ligações independentes para assim poder personalizar a luminosidade. Uma dica é usar o lâmpadas dimerizáveis LED. Com ela você regula exatamente a intensidade da luz conforme a necessidade. Já pensou , você assistir aquele filminho e deixar a luz bem fraquinha ? Perfeito!

led eletro alves sala

Sala de jantar …

Utilize pendentes em cima da mesa, em uma distância de 60 cm do tampo . A lâmpada de cor quente (acredite) vai tornar os alimentos ainda mais apetitosos.

sala de jantar led eletro alves

Cozinha …

A cozinha necessita de muita luminosidade e exige criatividade dos arquitetos . É preciso enxergar bem os alimentos e evitar acidentes (quem nunca?) . Coloque pendentes e spots em cima da bancada com lâmpadas de cor branca (6.500K) . A potência adequada é 25w/ m² .

cozinha bancada pendente

Banheiro …

Local onde se executa tarefas práticas , como barbear e maquiar, costuma-se usar lâmpadas neutras de 4.000K com IRC maior ou igual a 80 . Assim irá lhe proporcionar riqueza e nitidez nos detalhes fidelizando as cores nestas tarefas.

led banheiro ea

 

Gostou ? Viu como uma boa iluminação pode mudar completamente o ambiente e torná-lo ainda mais agradável e convidativo?

Acompanhe o nosso blog para mais dicas e tutoriais!

Eletro Alves // EATV

Voltar à EATV